sexta-feira, 3 de maio de 2013

Coleira infantil: Contra ou a favor?

A chamada 'coleira infantil' tem o intuito de garantir a segurança de crianças e dar mais facilidade aos pais na hora de controlá-las no trânsito ou em lugares com um fluxo maior de pessoas.

Segundo a psicóloga clínica Carmen Alcântara, de São Paulo, crianças muito pequenas realmente não têm noção de perigo, e impor limites nem sempre é fácil. Se a criança tiver até por volta de 3 anos, for muito agitada e ainda não conseguir respeitar suas orientações, a coleira pode ser uma alternativa em ocasiões pontuais (como em locais cheios demais), diz Carmen. "Mas isso não significa que ela pode desligar a atenção do filho", afirma. 

Já Quézia Bombonatto, psicopedagoga e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), reforça que, quando os pais pensam em encoleirar a criança, devem se questionar por que estão fazendo isso. "É hora de se perguntar por que não estão conseguindo fazer o filho obedecer e como fazer isso da melhor maneira possível". Além disso, Quézia acredita que o uso do acessório pode interferir no diálogo com os filhos. "A criança tem que aprender a lidar com o comando da mãe. Os pais têm de impor limites e explicar o que pode acontecer se ela sair de perto deles", diz. 


A atriz Daniele Suzuki passeando com seu pequeno



As " Coleiras" na verdade parecem mochilas, e tem vários modelos



Em outros países o uso é bem comum, as pessoas usam para ir em Parques, Shoppings , lugares mais movimentados aonde um segundo de descuido pode ter muitas consequências.
E você, é contra ou a favor?

Créditos: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário